As casas em madeira são cada vez mais do agrado das pessoas.
Este é um tipo de construção pode ser fixo ou móvel, pelo que acaba por representar uma boa resposta a diferentes necessidades do consumidor.
A madeira é um material resistente, apelativo e cómodo, devido às suas cores quentes e texturas. As casas pré-fabricadas em madeira têm na sustentabilidade uma das principais vantagens.
Em termos estruturais, a madeira é um material muito forte. A que se usa na construção é tratada e seca em estufas, ficando com uma humidade de apenas 12-19%.
Trata-se de um material que poupaaté cerca de 50% de energia, que é 15 vezes mais isolante do que o betão, 400 vezes mais isolante do que o aço e 1770 vezes mais isolante que o alumínio. São números arrebatadores que dão que pensar.
Baixo custo e menor tempo de construção são algumas das vantagens.
As casas de madeira passam toda uma sensação de aconchego e acolhimento, pois a cor da madeira é quente e remete ao campo e à natureza.
Quando feita com madeira de boa qualidade e ganhando tratamento adequado ao longo dos anos, as casas de madeira podem durar muitos anos.
Para que tenha durabilidade e resistência, as casas de madeira devem receber um tratamento especial na área externa e interna.
Uma casa em madeira pode durar muitos séculos se tiver uma manutenção adequada. Não é raro ver esse tipo de construção com muitos anos de vida, existem até mesmo algumas casas em países europeus mais frios que chegam a durar meio milénio.
Uma casa em madeira geralmente tem um custo menor do que uma casa em alvenaria, além disso, suas manutenções são mais baratas.
A madeira é um material com um bom isolamento de temperatura e som, por isso morar em uma casa de madeira pode ser tranquilo e aconchegante. Por não passar tantas vibrações para dentro do ambiente, a madeira proporciona uma casa mais silenciosa.
A madeira é uma grande aliada no combate à doenças alérgicas e respiratórias no geral, pois ajuda na purificação do ar, da humidade e é menos propícia à retenção de pó.