Em 16 de Setembro de 2020, Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, No seu discurso, perante os Membros do Parlamento Europeu em Bruxelas, apresentou a sua visão para a União Europeia.
No seu primeiro discurso sobre o “estado da União” no Parlamento Europeu, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que este
“é o momento de a Europa liderar, passando da fragilidade a uma nova vitalidade”, referindo-se à resposta europeia à pandemia de covid-19″
A “NextGeneration EU”, o novo instrumento de recuperação, No seu discurso, Ursula von der Leyen apresentou as acções da Comissão Europeia a fim de dar à Europa os meios para se tornar verde, digital e mais resiliente.
O recurso a materiais orgânicos na construção dos edifícios, como a madeira, foi salientado como uma aposta a seguir para a redução das emissões de CO2.
“Os nossos edifícios geram 40% das nossas emissões. Eles precisam de se tornar menos desperdiçadores, menos dispendiosos e mais sustentáveis. E sabemos que o sector da construção pode mesmo ser transformado de uma fonte de carbono num sumidouro de carbono, se materiais de construção orgânicos como a madeira e tecnologias inteligentes como a IA forem aplicados.”