Casas de Madeira | Em pinho nórdico da Suécia com certificado

Mais de 500 Casas de madeira Construídas

7 Tendências de madeira para acompanhar em 2021

1. Novas ferramentas: Simplificando os processos de projeto e construção
Os avanços tecnológicos estão mudando as regras do jogo e continuarão a expandir as possibilidades de materiais de construção nos próximos anos. Ferramentas e metodologias como BIM, Realidade Virtual e modelagem e impressão 3D começaram a embaçar a fronteira entre desenho e construção e atualmente estão entrelaçadas em um único processo importante de concepção e desenvolvimento de novos edifícios.

2. Tecnologia de ponta: Fabricação milimétrica, sistemas modulares e novos materiais
Novas tecnologias e sistemas estão transformando o ofício tradicional dos carpinteiros, substituindo suas ferramentas e processos por máquinas e métodos de montagem inovadores. As máquinas CNC (Comando numérico computadorizado), por exemplo, permitem usinar vigas e painéis, além de gerar componentes sob medida. São operados por comandos computacionais e permitem cortar, fresar e gravar peças de madeira com alto nível de precisão por meio de eixos coordenados. Essas peças, então, podem ser mais efetivamente unidas por meio de conectores estruturais, âncoras e sistemas de fixação.

3. Novos modelos de negócios: integrando o ciclo de vida do projeto em um único processo
A total integração de projeto, engenharia, materiais e construção – e as novas tecnologias que os impulsionam com mais eficiência do que nunca – levaram ao surgimento de novos modelos de negócios

4. Alterações nos códigos de construção: quebrando mitos e expandindo possibilidades
Mudanças importantes foram feitas no Código Internacional de Construção no que diz respeito à madeira, que entrará em vigor em 2021, incluindo três novos tipos de construção: edifícios de até 18 andares, com elementos de madeira maciça cobertos com gesso (tipo IV-A) , edifícios de até 12 andares, com paredes e forros de madeira maciça limitada exposta (tipo IV-B) e edifícios de até 9 andares, com 2 horas de madeira maciça resistente a fogo exposta (tipo IV-C).

5. Políticas de ação climática: governos impulsionam o uso da madeira
As preocupações globais para mitigar as mudanças climáticas levaram algumas cidades e governos a considerar as emissões incorporadas dos materiais que usamos para construir edifícios, particularmente a soma de toda a energia necessária para extrair, processar, fabricar, transportar, construir e manter cada material. Com essa consideração em mente, a madeira parece ser uma opção atrativa, pois, de acordo com muitos estudos, pode obter menos emissões incorporadas e operacionais em comparação ao concreto e ao aço. Além disso, a pré-fabricação de componentes de madeira com precisão pode fornecer um envelope de construção altamente eficiente que melhora o isolamento, economiza aquecimento e resfriamento e minimiza a ponte térmica.

6. Projeto Biofílico: Reconectando os seres humanos com o Natural
O uso da madeira em espaços interiores pode ser uma das maneiras mais diretas de motivar uma ‘conexão’ entre as pessoas e a natureza, especialmente em seu estado mais rústico e texturizado. Como descrito anteriormente, o projeto biofílico busca melhorar o bem-estar dos seres humanos através do contato direto com a natureza e as formas orgânicas, evitando linhas retas e os espaços “assépticos”. De acordo com Nikos A. Salingaros e Michael W. Mehaffy, “buscamos legibilidade e significado em nosso ambiente e somos repelidos por ambientes que não nos dão significado”. Assim, as inconsistências rústicas e os tons variáveis das peças de madeira podem ser integrados a plantas de interiores, paredes vivas, cores e outras matérias-primas, melhorando o espaço com ventilação e iluminação adequadas.

7. Pesquisa em andamento sobre o desempenho da madeira está expandindo suas possibilidades
O projeto de estruturas de madeira cada vez mais altas continuará a impulsionar o desenvolvimento de pesquisas e experimentos que melhorarão a precisão das respostas de emergência, desenvolvendo códigos de construção em todo o mundo para se tornarem mais abrangentes também.

Fechar Menu