fbpx
Características e vantagens da utilização da madeira na construção

Características e vantagens da utilização da madeira na construção

A madeira é um material intemporal, usado desde sempre na construção e que nos conecta com as nossas raízes e tradições.

A madeira destaca-se de todos os outros materiais de construção, é renovável e orgânico, ecológico e inteligente em termos climáticos. Estas características naturais da madeira, aliadas às novas tecnologias de fabricação e ao conceito comprovado das florestas sustentáveis, fazem-nos acreditar que a madeira é o material de construção do futuro.

A sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente são importantes para nós e para os nossos clientes, por isso temos orgulho de trabalhar com madeiras certificadas, ajudar na redução das emissões de CO2 e na construção de uma floresta sustentável.

A nossa madeira, é proveniente das florestas nórdica da Escandinávia, florestas cultivadas e geridas de forma sustentável, em áreas onde as florestas crescem mais do que são utilizadas e certificadas com selo FSC® e PEFC (FSC-C002102, PEFC/02-33-21). O processo de produção destas madeiras, resulta em emissões quase nulas de CO2.

Devido às condições climáticas frias na Escandinávia, as árvores das altas latitudes do norte, crescem lentamente, isto reflete-se nos anéis anuais de crescimento da madeira, que são mais apertados e resulta numa madeira mais firme, densa e mais durável que a madeira do leste e centro da Europa.

A madeira macia nórdica é conhecida pela sua alta qualidade e aparência consistente, bem como pelo seu grão denso, leveza e resistência. Estas propriedades, aliadas às eficientes linhas de produção, permitem-nos trabalhar com madeira serrada de alta qualidade, com dimensões precisas e excelentes resultados de secagem.

É um material naturalmente isolante, devido a pequenas bolsas de ar na sua estrutura celular e com isto consegue ser 15 vezes melhor isolante que a alvenaria.

Em média, por cada tonelada de carbono sequestrada em produtos de madeira, usados em substituição de outros produtos de construção, atinge-se uma redução dos gases de efeito de estufa de 2 toneladas de carbono.

Um estudo do Oliver et al. (2014), com o título “ Carbon, Fossil Fuel, and biodiversity Mitigation with Wood and Forests” refere que construir com madeira poderia reduzir anualmente as emissões globais de dióxido de carbono entre 14 a 31%

A madeira oferece um controle climático natural e é respirável, proporcionando assim a melhor qualidade do ar e do meio ambiente.

Construir uma casa de madeira não é só uma opção duradoura e confiável, mas também uma escolha ética e respeitável.

Imagem1 : Wood outperforms both steel and concrete in terms of all environmental impacts
Source: Forestry Innovation Investment (2017).

imagem 2: Wood produces minimal waste during its entire life cycle
Source: Metsa Wood (2017)


Subscreva a nossa newsletter

Novidades sobre modelos, projectos e promoções

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.